Moby Visita: Casa Marcello Nitsche

Por Eduardo Andrade de Carvalho em 12 de dezembro de 2013

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha foi agraciado com o Prêmio Pritzker (o mais importante prêmio da arquitetura mundial) no ano de 2006. É um dos mais importantes arquitetos brasileiros da atualidade e um dos precursores da chamada “escola paulista de arquitetura”. Em suas obras, destaca-se o uso expressivo do concreto como material predominante, mas sobretudo o domínio da técnica na formulação de espaços. Entre seus principais projetos estão o MuBE, Museu Brasileiro da Escultura (1988), a reformada Pinacoteca do Estado de São Paulo (1993), o Museu dos Coches em Lisboa e o Cais das Artes em Vitória, atualmente em construção.

Localizada no bairro do Butantã, a casa pertence a Marcello Nietsche, artista plástico que trabalhou com Paulo Mendes na elaboração de maquetes em alguns de seus projetos.

A residência é composta por um único espaço contínuo formado pelas salas,cozinha e jardins. A continuidade entre sala e jardim fica ainda mais evidente com as portas de vidro que podem ser fechadas ou abertas nas extremidades do volume.

Na cobertura, há um belo espelho d´água que, quando cheio, transborda para um tubo, encerrando-se em uma caixa de concreto na cozinha.

No Moby Visita, convidamos amigos para conhecer projetos dos arquitetos brasileiros que mais gostamos. A Primeira Edição, Casas Paulistas, aconteceu num ensolarado sábado de manhã, dia 8 de junho. Nos encontramos na sede da revista Amarello, no centro de São Paulo, onde crítico de arquitetura e curador da Bienal de Arquitetura de São Paulo de 2013, Guilherme Wisnik, fez uma palestra sobre a arquitetura moderna de casas em São Paulo  até chegar nos arquitetos das casas que visitaríamos em seguida: Oswaldo Bratke/Mauro Munhoz, Paulo Mendes da Rocha, Eduardo de Almeida e FGMF+CR2.


Direção e câmera: Tomás Biagi Carvalho
Produção e argumento: Marina Ferriani
Câmera: Ligia Teixeira
Câmera e Edição: Felipe Abreu

Comentários